quarta-feira, agosto 31, 2005

Cavaco em Belém

Será que quando Cavaco estiver a cumprir o primeiro mandato também vai demorar muito tempo a pensar na sua recandidatura?

O que é que dizem os estatutos do PS?

Se houver um candidato militante do PS contra o candidato apoiado pelo próprio partido?
Pode ser expulso se avançar?

terça-feira, agosto 30, 2005

Nocividade

Li esta semana na “Pública”, revista suplementar do maior jornal vendido ao domingo por 1 euro e 40, uma entrevista a uma historiadora. Maria Bonifácio que defendia os círculos uninominais como forma de devolver a credibilidade aos políticos.
Mas não é isso que motiva este post. Estão aqui algumas verdades:

“De que serve ter uma maioria absoluta (…) quando ela foi conquistada através de uma mentira qualificada?”

“Sócrates foi eleito por uma maioria absoluta. Mas quem é que manda? (…) a demissão do ministro Campos Cunha significa que quem manda é o PS e quem manda no PS é Jorge Coelho.”
Segue destemida e diz:
“As juventudes partidárias são uma coisa nociva.”

Então mas não eram os jovens que não se interessam pela vida politica?
Segundo esta senhora, “se eu mandasse acabava com as juventudes partidárias”, “são estruturas onde os políticos adquirem todas os vícios”

Estou do lado de Manuel Alegre, nesse ponto

Democracia: Soares pode ser o pai, mas não o tutor.

PIIP - Programas de Investimentos em Infra-estruturas Prioritárias

Em relação ao PIIP, este apresenta várias propostas, algumas bastante boas e interessantes, e outras que denotam uma total falta de estudo e de informação.
Em primeiro lugar o aeroporto da Ota. Tendo em conta o tráfego aéreo que se verifica em Portugal acho que não se justifica o investimento nesta infra-estrutura, antes uma melhoria das condições do aeroporto da Portela e uma expansão do mesmo seriam melhores opções. Podem dizer que é perigosa a sua localização devido à expansão urbana de uma cidade como Lisboa, mas bastam algumas limitações no PDM de Lisboa para o perigo diminuir, limitação das alturas das construções e da quantidade de construções permitidas em volta do aeroporto. Caso se avance para a construção de um novo aeroporto, acho que se devia ponderar uma melhor localização. A Ota fica a 40 kms de Lisboa numa zona de fracas acessibilidades, fica mais longe de Lisboa que a própria Vila Franca de Xira. Não esqueçamos que se o aeroporto for construído é necessário garantir a ligação a Lisboa em tempo útil, e não apenas através de estradas, mas sobretudo de ligações ferroviárias, muito mais rápidas e eficazes para enfrentar os caóticos acessos a Lisboa numa manhã de um dia da semana. Até porque para ir para Lisboa por bons acessos, é preciso entrar numa via concessionada pela Brisa, a A1 e como tal pagar a devida portagem. E depois é preciso saber o que se vai fazer com o Aeroporto da Portela. Vai ser encerrado? Se sim, que se vai fazer daquele espaço imenso? Vai continuar em funcionamento? Será necessário uma cidade como Lisboa ter dois aeroportos internacionais a funcionar? Paris, capital de um país muito mais desenvolvido que o nosso, tem 5 vezes mais habitantes que Lisboa e apenas tem dois aeroportos internacionais a funcionar. Sendo o nosso país bastante dependente do turismo, julgo que seria bastante mais interessante o desenvolvimento de um aeroporto internacional no Algarve, em vez do reduzido aeroporto que existe na zona de Faro. Era bastante útil um aeroporto que servisse de forma útil as ligações do estrangeiro ao Algarve sem ter que obrigar os turistas ao transtorno de fazer escala no Porto ou em Lisboa. Por fim, o governo anuncia que o aeroporto será na sua maioria alvo de investimento privado. É então necessário garantir esse mesmo investimento e determinar, ao certo, quanto vai custar, na parte de investimento público, esta infra-estrutura ao bolso dos contribuintes portugueses no imediato e no futuro.
Outro projecto de grande envergadura é o TGV. Na minha opinião, julgo que é bastante útil e necessária, uma alternativa à ligação aérea, entre as principais cidades portuguesas e as capitais europeias. Desconhecendo os projectos de Espanha para o TGV, um ligação entre o Porto e A Coruña, e não apenas até Vigo, uma indispensável ligação entre o Porto e Lisboa e por fim Lisboa a Madrid seguida de Madrid – Barcelona – Paris, traria um enorme desenvolvimento a toda a zona da Península Ibérica e uma facilidade de movimentos incrível para os cidadãos. Este projecto tem o defeito de ser, de todos os apresentados no PIIP, o mais ambicioso e consequentemente o que envolve mais encargos financeiros, sobretudo para os bolsos dos portugueses. Mas, como em todos os projectos em Portugal, há uma coisa que é uma incrível anormalidade! O governo estava em duvida entre uma versão económica do TGV, capaz de atingir 220km/h, ou a versão normal capaz de atingir altas velocidades. Ora, caso os nossos políticos não saibam, o que é normal visto viajarem sempre nos seus BMW e Mercedes patrocinados pelos bolsos dos contribuintes, 220km/h é a velocidade que o Pendular é capaz de atingir. Para isto mais vale acabar de remodelar a linha do Pendular para ele aproveitar ao máximo o seu potencial, ao contrario do que acontece actualmente. Assim já se poupava uns bons milhões de euros, só que o problema era o projecto não ter o mesmo nome, e assim não criava o mesmo impacto na sociedade e os políticos ficavam sem a publicidade que daí advém. É preciso abrir os olhos. Se for para avançar com um TGV moderno, capaz de servir os portugueses de forma correcta, deve-se avançar, caso contrário não vale a pena delapidar mais os bolsos dos portugueses.
Quanto ao tema energético, devo dizer que é de vital importância para a nossa economia encontrar formas de produzir energia que nos tornem mais independentes do estrangeiro, mas sobretudo do monopólio petrolífero. Nesta altura, em que a escalada dos preços do petróleo é quase imparável, é urgente encontrar fontes de energia que substituam as centrais termoeléctricas. Foi importante ver que o governo está a apostar nesta área, mas é preciso muito mais. Esta é a área onde os proveitos a curto e longo prazo são mais que certos. Estações eólicas, barragens, energia dos oceanos, energia solar, são tudo áreas a investir. Existem várias formas potenciais de aproveitamento da energia dos oceanos: energia das marés, energia associada ao diferencial térmico, correntes marítimas e energia das ondas. Num país com uma costa tão vasta como o nosso, não falta sítios onde aplicar este aproveitamento.
Por fim resta dizer antes de qualquer investimento é necessário analisar se ele realmente vai trazer proveitos consideráveis aos portugueses e não apenas se vão criar boa imagem aos políticos. A estes que nos governam, coragem e sabedoria é o que desejo!




Flávio Flórido
Colaborador Abarrotado

Eu penso mais nele do que ele pensa em mim!


Se Cavaco, como muitos dizem, esteve uma década a preparar estas Presidenciais, então quando anunciar a sua candidatura já deve ter os seus slogans, devem ser do tipo:

“às vezes mais vale estar calado!”
“estive calado mas preocupado!”
“decisão difícil mas só para mim!”
“portugueses, cheguei!”

“uma imagem vale mais do que mil palavras”

Há até quem diga que Cavaco não precisa nada do apoio do PPD. Já agora, nem precisava de fazer campanha, e entrava no Palácio de Belém caladinho e ficava lá barricado.

As matrizes dos partidos do Bloco Central

Partido Social Democrata

Um partido Marquesista-Cavaquista


















Partido Socialista

Soarista-tachista

Caro António Costa,

Agora que já não é Primeiro-ministro e já deve estar mais tranquilo pelo fim de todos os incêndios, tenho uma proposta para si e para os seus Secretários de Estado, não se esqueça que ainda falta um ano.
Coloquem os presos e os incendiários a limparem as matas e a fazerem serviço comunitário durante todo o ano, e se tiverem um bom desempenho limpem-lhe o registo criminal.
Pode ser que eles se lembrem disso nos próximos anos.

Grandes medidas

A GNR vai deixar de ser uma polícia militarizada para ser uma polícia CIVILizada!

Vistos de perfil ficavam bem melhor!

Depois da PJ fazer o perfil do incendiário, acho que seria pertinente definir o perfil dos socialistas, já que eles também fazem mal ao nosso país. Fica aqui o desfio a todos os que lêem o Abarrotado.

A razão para o inevitável aumento da idade da reforma

Em Portugal, o regime de Segurança Social é constituído pelo sistema de repartição, havendo países em que vigora o sistema de capitalização, não sendo mais fácil, para estes, garantir a sustentabilidade, devido ao progressivo envelhecimento da população.
No sistema de capitalização as pensões são pagas com os rendimentos do capital investido (proporção do vencimento) ao longo dos anos de vida activa.

O Sistema de Repartição em Portugal:

P=mW

Onde P é o valor total das reformas pagas,
m-é a taxa de tributação, a contribuição para a Caixa Geral de Aposentações a cargo da entidade patronal e do próprio trabalhador,
W-valor da massa salarial no total da economia.

O primeiro membro deverá ser maior que o segundo ou pelo menos igual.

Acrescentando à formula R e L.

Sendo R o número de reformados e L o número de pessoas da população activa, podemos escrever ambos os membros.

pR = mwL

p é o resultado de P/R, ou seja, a pensão media por reformado e w é o resultado do coeficiente W/L que se traduz no vencimento médio.

Dividindo, agora, os membros por L ficamos com:

p(R/L)=mw

Assim, fazendo a derivada:

Δp + Δ(R/L) = Δm + Δw

Onde Δ representa a variação.

Esta fórmula continua a exigir um equilíbrio entre os dois lados, isto é, a taxa de crescimento do salário médio (w) deve ser igual à soma das taxas de crescimento da pensão média com a taxa de R/L (o número de reformados por individuo activo). Propositadamente não falo no m, uma vez que m deverá permanecer constante, logo igual a 0.


Considerando a existência do fenómeno do envelhecimento da população e se não aumentar a idade de reforma tem-se que o tempo de vida em que um trabalhador estará reformado e recebendo uma pensão é agora, em média, bem maior do que há alguns anos atrás, quando a vida média era mais baixa do que a actual (cerca de 65-70 anos contra os actuais cerca de 75-80, o que significa uma “sobre-vida” após a reforma de cerca de mais 10 anos)
Sendo assim, a taxa de crescimento de R/L vai ser continuamente positiva, o mesmo será dizer que o número de contribuintes vai sendo relativamente inferior ao de pensionistas/reformados. Retomando o raciocínio da fórmula:

Δp <Δw


Em suma, no caso português, se a idade da reforma não aumentar de modo a aumentar o número contribuintes (L)/anos de contribuições e simultaneamente reduzir o número de pensionistas (R) e se mantenha constante (e alta) a taxa de contribuição para a segurança social (m), o crescimento da pensão média terá de ser inferior ao do salário médio.

As soluções podem ser: aumentar a idade da reforma e/ou um aumentar a contribuição para a segurança social. A primeira pode levar a atrasar o ritmo de inovação e reduzir a produtividade, enquanto a segunda torna o factor trabalho mais caro e, portanto menos competitivo.


Com todo o rigor cientifico, ao contrario deste Governo.

Fora do contexto económico, não vejo porque não aumentar a idade da reforma, se vivemos mais temos que trabalhar mais, e por outro lado também entramos para a população activa mais tarde. Mas infelizmente há dois casos: aqueles que descontaram muito, como o caso de muitos funcionários públicos bem pagos podem gozar a sua pensão com muitas viagens e burguesias, os outros nem vale a pena falar. Mas esses o eng. das promessas feitas assegurou que até ao fim da legislatura iam receber 300 euros por mês.

sábado, agosto 27, 2005

A proposito dos referendos

E o referendo do Tratado da Constituição é para quando?

A conta da experiência

80+
66+
58=
68 anos é a média de idades dos Candidatos a Presidente da República!

Só experência adquirida ao longo dos anos.

Troca de favores

Acredito que o BE não avançará com nenhum candidato, até porque acho que deve retribuir todo o apoio que Mário Soares lhes deu nas Legislativas antecipadas.

tramBOLHÃO

Continue assim, calado

Cavaco usou fundos comunitários para construir estradas, auto-estradas, a financiar a compra de jipes para agricultura que não eram precisos para nada em Lisboa, quando o que era preciso eram meios de produção agrícolas mais tecnologicamente evoluidos, isto entre outros desperdícios, claro.
Ainda pior, como bom economista esqueceu-se que o Capital Humano era fundamental para o crescimento de logo prazo da economia, mas preferiu desperdiçar em populismos.
Hoje temos a população mais iletrada da Europa (a 25) e ainda bem para ele, se os Portugueses tivessem mais qualificações provavelmente ele nunca ganhasse, nem sequer tínhamos este Governo.

Outra vez os Abortos

De tempos em tempos a esquerda traz à baila (patrocinada pelo “Publico”) o tema do aborto como se fosse a principal indigência do país. Cá para mim esta seria a única razão pelo qual o Eng. Carvalho Sousa interrompia as suas merecidas ferias no Quénia.
Parece que vai ser a única promessa eleitoral que os socialistas vão tentar cumprir.

já agora:
Seria interessante saber, quando Cavaco (se) avançar, a sua opinião sobre um eventual referendo sobre o crime de aborto.

quarta-feira, agosto 24, 2005

A opinião de Ricardo Costa

"Esta estratégia(?) [Jerónimo candidato do PCP] da esquerda faz pouco sentido. Cavaco só ganha com ela.

"Cavaco é um excelente candidato e, neste momento, tem um perfil presidencial excelente. Quem diz o contrário está enganado. Com excepção de Manuel Monteiro, Paulo Portas e Santana Lopes[?], ele é unânime[?]. E neste momento estes três políticos não contam. Cavaco parte muito perto dos 50 por cento e por este caminho vai mesmo passar essa barreira. O caminho está a ser aberto… pela esquerda. "

Será Cavaco assim tão bom?

Porque não candidato a Primeiro-Ministro?

O País não precisa de economistas, precisa sim de economicistas!!



http://sic.sapo.pt/online/noticias/opiniao/20050824+-+A+esquerda+e+Belem.htm

Estado Providência (mas cautelar)

O welfarestate ou o Estado de bem-estar ou até o Estado Providência é muito bom, o pior é quando estes socialistas vêm pedir às pessoas para ajudarem no combate aos incendios e aos empresários para disponibilizarem trabalhadores.
Onde é que está o Estado a todos os serviçõs aos cidadãos?


O Ex e o actual Primeiro-ministro

Novidades abarrOTadas

Está disponível a partir de agora o primeiro inquérito lançado pelo ABARROTADO.

Ainda em “dúvida”

Cavaco Silva é o candidato mais português de todos!



E sabem porquê?
Deixa tudo para a última da hora!

A democracia para os comunas?

No Comité Central quem entra candidato a Presidente da República sai de lá reles membro do CC.

Sporting

O Sporting não entrou na Liga dos Campeões, Dias da Cunha vai dizer, em breve:
“O Benfica prepara-se para ser levado ao colo”.

Os piores reforços

A chegada dos bombeiros vindos da Madeira foi impressionante! 20 Bombeiros barrigudos vieram das diversas corporações da ilha.
Não percebo porque é que houve tanto protocolo por parte do Secretário de Estado, o mais importante era ir directo para o incêndio e não ficar ali a dar espectáculo para televisão.
Este Governo é um Governo de espectáculo.
Não seria mais fácil disponibilizar uma dúzia de bombeiros sapadores e até alguns bombeiros dos aeroportos nacionais?
Ou será que esses bombeiros também são barrigudos?

O Interior do Sócrates

Sócrates Sousa no seu programa de Governo, emanado por Dna Constança (o badameco do magnifico programa de Governo), mostra um grande empenho em tentar recuperar o atraso do seu Interior, mesmo que isso tenha que prejudicar o resto do país.
Mas tudo lhe tem corrido mal. Aumentou a diferença de IVA para 5 p.p. e manteve as SCUT´s com via verde sem cobrador.
Com os combustíveis mais baratos, mais vale ir até ao outro lado da fronteira, atestar o carro de gasolina, caramelos e voltar para casinha mais depressa. À que desenvolver a economia Ibérica.

Mas ainda à esperança

Se algum dia as obras na OTA começarem estou à espera do advogado Sá Fernandes.


Pode ser que o BE o convide para cabeça de lista em próximas legislativas.

Os princípios das grandes obras públicas!

Sempre defendi o princípio do utilizador-pagador, mas já que os socialistas não o querem implantar, ao menos podíamos passar a ter o princípio do defensor-pagador.
Se existisse, nesta altura, eu não andava a pagar 21% de IVA, já que não os meti no Governo, depois quem é a favor da OTA e do TGV que os pague, aqueles que não se importam de usar a Portela (ainda com muito espaço por preencher*) e o Alfa-Pendular não teriam que suportar obsessões (ou desesperos) dos socialistas.

*não fiz nenhum estudo!

Nas férias: Uma banda de medalhas!

Depois de já ter condecorado quase todos os Portugueses, o nosso Presidente lembrou-se que o mundo não é só Portugal. Esqueceu-se dos heróis nacionais, tal como o Primeiro-ministro: os bombeiros, que a troco de nada infelizmente já perderam a vida.

A gafe de Valentim

O que ele disse: “O Dr. Marques Mendes não tem dimensão política para eu me preocupar com ele”.

O que ele queria dizer: O PPD não tem dimensão política para eu me preocupar com o Dr. Marques Mendes.

segunda-feira, agosto 08, 2005


O que é que quenien que eu faça????

o Inimigo do Público nº2

Abarrotado a rir

A festa do Avante laranja

Marques Mendes decidiu recuperar uma tradição laranja e fazer a Festa do Pontal, para se vingar de todas as festas que Alberto João faz na Madeira.
Só que podia tê-loto convidado, e passado uns tempos desconvidar.
Já estou a imaginar as declarações de AJJ: “o Dr. Marques Mendes, não têm dimensão política pra poder beber 31 copos como eu”

As escolhas de Martelo

Não sou um grande espectador do mono-talkshow “As escolhas de Martelo”, mas não posso deixar de concordar com o Prof. numa coisa.
Martelo referiu que os candidatos a candidatos a Presidente da Republica não tinham nada que ser recebidos pelo Presidente Sampaio.
Não percebo o que é que ele também foi fazer a Belém no “caso TVI”!
Ou antecipou-se a todos os outros.

O PPD mais pobre


Desde a desfiliação de Isal-tino Morais o PPD ficou mais pobre.
A riqueza per militante baixou bastante.
Prometeu a re-filiação quando Mendes sair, já não deve faltar muito.

sexta-feira, agosto 05, 2005

Ninguem espezinha mais o PPD

o Homem que se segue

Será que a polémica da PT no PTB vai ser um pretexto para o Governo mudar a direcção da telefónica nacional?

o Inimigo do Público nº1

Esta é boa! esta laranjinha

"Depois do PortugalDiário ter sido atacado, em Janeiro, por um pirata informático que quis favorecer Santana Lopes numa sondagem, chegou a vez do jornal Público ser vítima de um «laranja» ferrenho
(...)

Em resposta à pergunta: "Que balanço faz dos primeiros 100 dias de Marques Mendes à frente do PSD?", apenas 15 por cento dá má nota ao dirigente, 18 por cento classifica a sua "performance" de «medíocre» e os restantes leitores que participaram não chumbaram o social-democrata. Vinte por cento classifica a sua actuação com um «muito bom», 31 por cento dá um «bom» a Mendes e 11 por cento considera que o desempenho do líder da oposição foi «suficiente».
Mas se os «mendistas» lerem a nota publicada abaixo dos resultados não vão lançar foguetes: «O Público tem fortes razões para acreditar que a votação apresentada neste inquérito foi propositadamente viciada desde a passada sexta-feira». "


e se hovesse voto electrónico em Portugal e o/a laranjinha fizesse o milagre da multiplicação?

A partir de agora o meu blog deve estar em risco!
poxa, vou já fazer um seguro

Transparente como a agua do Rio Ota suja

«Governo recusa-se a publicitar agora estudos sobre a Ota

1ª MÃO: Ministro apresenta planos para novo aeroporto em Outubro. Só depois, disponibilizará publicamente documentos na internet. Entre 1997 e 2005, foram realizados 70 estudos que custaram 12,7 milhões de euros»

in Portugal Diário





quarta-feira, agosto 03, 2005

NEWS

"George W. Bush estabelece recorde de férias presidenciais
O presidente norte-americano, George W. Bush, vai ficar cinco semanas de férias, estabelecendo o mais longo período de férias de um presidente dos EUA nos últimos 36 anos, noticiou o «Washington Post»."
in Jornal de Negócios


Então e a Fátima???

Cavaquinho toca baixinho

Aníbal Silva continua com vergonha para avançar com a intenção de se candidatar a Presidente da República, foge aos jornalistas (e aos Portugueses), no Congresso de Barcelos do PSD, mais conhecido pelo Congresso da consagração, não teve vergonha de opinar que a politica portuguesa não é motivante, abrigado na Espanha.
Ontem, foi a Belém, ainda com mais vergonha e sigilo.
Mas, não vai ter vergonha quando for pedir votos aos portugueses.
E quando acaba essa vergonha?

Tanta vergonha é uma vergonha!

Uma bomba na Portela!

Não sabia que há uma bomba na Portela?
Há uma bomba: é uma bomba de gasolina.
Mesmo à esquerda do começo da pista 03 do aeroporto estão umas perigosas bombas da GALP.
Ontem à tarde no aeroporto Pearson intl/Toronto um A340 da Air France saiu fora da pista, felizmente não havia nenhuma bomba por perto, teria sido uma verdadeira tragédia!

Está na altura da bomba ser desactivada!

terça-feira, agosto 02, 2005

Cavaco também foi ver a casa

"Cavaco Silva teve hoje de manhã uma reunião privada com o Presidente da República no Palácio de Belém, antes de Jorge Sampaio ter recebido Mário Soares, disse à agência Lusa fonte próxima do ex-primeiro-ministro. "
in JN

Cavaco foi ver a casa, já Soares, viu apenas algumas divisões, uma vez que percebeu o grande estado de conservação, mas levou debaixo do braço o livrinho das 7500 assinaturas para Sampaio assinar.


Será que Alegre também vai visitar o futuro agente imobiliário?
E o Garcia?

DN: quem não volta em Setembro


"A direcção do Diário de Notícias (DN) está de saída. Miguel Coutinho e Raul Vaz vão ser afastados pelo novo dono da Lusomundo Media. Joaquim Oliveira já informou a actual direcção do jornal que não contava com eles dada a orientação empresarial que tem para o grupo."
in SIC Online

Caramba, Ainda à pouco tempo tinham vindo do Diário Económico.

O conto do "Vigário"

Socrates já comentou o "conto" de Manuel Algre no "saco de plástico" à saída da agência de viagens onde acabara de comprar umas ferias num país ainda menos desenvolvido:

"Quem conta um conto acrescenta um ponto"

Tal GALP, tal CGD

Diário Económico:
"Vítor Martins cede lugar a Carlos Santos Ferreira Administração da CGD cai por falta de confiança .
Quatro dos nove administradores da CGD são próximos ou filiados no PS.
Conselho de crédito foi integralmente substituído por dúvidas sobre o risco das operações. Dez dias depois de ter substituído Campos e Cunha no Ministério das Finanças, Teixeira dos Santos tomou uma decisão há muito esperada pelo Governo socialista: a saída de Vítor Martins da presidência da Caixa Geral de Depósitos. Com ele cai também o conselho de crédito, o que pode indiciar a existência de problemas relacionados com o elevado risco de algumas operações de crédito. O novo presidente da CGD é Carlos Santos Ferreira."






Vara nos Deus e todos os boys socialistas!


Manuel Pinho a comentar as nomeações para a GALP:

"Os políticos não têm de estar num gueto. De todas as pessoas que eu nomeei, há uma ou duas com filiação política, as restantes não têm filiação partidária, pelo menos que eu saiba"

INAUGURAÇÃO