segunda-feira, setembro 12, 2005

O Turismo

Às vezes chego a pensar se o turismo é uma obsessão ou se é uma ilusão!

Não há candidato autárquico que não inclua no seu programa um objectivo (termo socrático para definir promessas difíceis de alcançar) que esteja ligado com o turismo. Do norte ao sul e do interior de Sócrates ao litoral há a preocupação em trazer turistas endinheirados que fiquem muitas semanas e gastem muitos euros. Talvez seja uma ilusão.

O modelo de crescimento económico baseado na exportação do serviço de turismo é o modelo mais infiavél, um bom exemplo é o que aconteceu à quatro anos e um dia.
O turismo é o negócio que mais movimenta dinheiro no mundo, mais do que o armamento e indústria bélica, informática, etc.



É certo, que cabe ao Governo criar formas de aumentar o turismo, por exemplo criar um aeroporto para as low-cost, que muitos especialistas tanto exigem, mas não passa só por aí, esse até é um pequeno pormenor.
Quantos de nós já fomos mal atendidos (Não estou a falar das repartições de finanças!) nos restaurantes? Nos cafés, nos bares? Nos hotéis? Já nos defrontamos com maus serviços, má qualidade e sobretudo má “qualificação” ou preparação dos trabalhadores.
Se queremos ser um país com bom turismo temos que ter boas condições: a começar por melhores escolas de hotelaria, uma maior preocupação com o ambiente, mais civismo,etc.


Agora vou deixar de escrever e vou tomar um copo ao café mais próximo!